segunda-feira, 2 de junho de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014

                                                                                                                                                         PROFESSORAS : HAYDN CRISTIANE CAMARGO                                                                                                                              MARIA JOSÉ MODA ALVES DOS SANTOS                                                                            TÂNIA MARA BARIONI GIROTTO

DISCIPLINA : ARTE , ESCOLA DA FAMÍLIA e SALA DE LEITURA                                                                                 TRABALHO SERÁ REALIZADO NAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: ARTES VISUAIS E MÚSICA
COORDENADORA: CLÁUDIA ELISABETE REATO NASCIMENTO
DIRETORA: IZILDA DE FÁTIMA  APARECIDA GUERRA

        TEMÁTICA: CULTURA NOS ESTADOS DO BRASIL ONDE OCORRERÁ A COPA 2014

I- INTRODUÇÃO
 UM DOS ESPORTES MAIS PRATICADOS HOJE SEM DÚVIDA É O FUTEBOL, QUE É JOGADO ENTRE DOIS TIMES, E É CONSIDERADO O MAIS POPULAR. FOI CRIADO NA INGLATERRA, E HOJE É JOGADO POR PESSOAS DE TODO O MUNDO.  A COPA DO MUNDO É UM TORNEIO MASCULINO REALIZADO DE QUATRO EM QUATRO ANOS, E NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DE CADA PAÍS ENVOLVIDO.                                       NO DIA 12 DE JUNHO SERÁ DADO O PONTAPÉ INICIAL NA COPA DO MUNDO  2014 NO BRASIL E NOSSA ESCOLA CERTAMENTE NÃO FICARÁ DE FORA DO EVENTO.


II-OBJETIVOS:                                                                                                                                                                                            1- GERAL:                                                                                                                                                                                      TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE TENDO COMO TEMA A COPA DO MUNDO E PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM CONHECIMENTO MAIS AMPLO SOBRE O MESMO.
                                                                                                                                                                                                        2- ESPECÍFICOS:                                                                                                                                                                           CONHECER A HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO, SUA ORIGEM;                                                                                                                               CONHECER ALGUMAS REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL; OS PAÍSES QUE ESTÃO PARTICIPANDO DA COPA DO MUNDO E SEUS MASCOTES.

III-METODOLOGIA:                                                                                                                                                                                        O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO NA E.E NELSON FERNANDES  DA CIDADE DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO-SP NOS  PERÍODOS  MANHÃ E TARDE DURANTE O MÊS DE JUNHO E JULHO DE 2014.   PRIMEIRAMENTE SERÁ FEITA UMA DISTRIBUIÇÃO DE TEMAS  DO PROJETO AS SÉRIES ENVOLVIDAS POR TURMAS  , LOGO APÓS DESENVOLVERÃO O PROJETO USANDO COMO FERRAMENTA  ALGUNS SITES PARA PESQUISA E POSTERIORMENTE CONFECCIONADO UM MURAL PARA EXPOSIÇÃO NA ESCOLA.                                                                                                                                                       
SUGESTÕES DE ATIVIDADES: - DECORAÇÃO COM PAINÉIS REALIZADOS PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, ORIENTADOS PELA PROFESSORA DE ARTE HAYDN CRISTIANE CAMARGO E PELA PROFESSORA DO PROJETO DE LEITURA TÂNIA MARA BARIONI GIROTO.

ESTE PROJETO É  INTEIRAMENTE INTERDISCIPLINAR ORIENTADO PELAS PROFESSORAS HAYDN CRISTIANE CAMARGO; MARIA JOSÉ MODA ALVES DOS SANTOS E TÂNIA M.BARIONI GIROTTO

·         MATEMÁTICA: ENTRAM EM CAMPO AS RELAÇÕES GEOMÉTRICAS                                                       
·         GEOGRAFIA: OLHAR CRÍTICO SOBRE OS IMPACTOS DA COPA                                                            
·         CIÊNCIAS: POR DENTRO DA BOLA E DE ONDE ELA ROLA                                                                       
·         INGLÊS: TRAVEL GUIDE PARA TODOS OS TURISTAS                                                                       
·         HISTÓRIA: FUTEBOL, RESISTÊNCIA E POLÍTICA                                                                                       
·         EDUCAÇÃO FÍSICA: REGRAS E ESQUEMAS CLAROS NO FUTEBOL                                             
·         PORTUGUÊS: CRÔNICAS SOBRE O FUTEBOL                                                                                              

NAS  ARTES VISUAIS:                                                                                                                                           -CONFECÇÃO DA MASCOTE  TATUBOLA                                                                                                                  - MONTAGEM DE  QUADROS  COM AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA .                                                                                                             -CONFECÇÃO DE BANDEI DOS PAÍSES QUE PARTICIPAM DO EVENTO .                                                                  -CONSTRUÇÃO DE MAQUETE DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL.                                                                                                      -ESTUDO DAS CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS A PARTIR DA PINTURA DE BANDEIRAS DOS PAÍSES.
MÚSICA:                                                                                                                                                          -CANTAR O HINO BRASILEIRO CORRETAMENTE.           
                                                                                 -CANTAR A MÚSICA OFICIAL DA COPA 2014
DISTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS E CONSTRUÇÕES DOS TRABALHOS DAS CLASSES/SÉRIES
PERÍODO DA MANHÃ : ENSINO FUNDAMENTAL:                                                                                                                                                                               
6°S ANOS A E B= CONFECÇÃO DAS BANDEIRAS DE CADA ESTADO DO BRASIL ONDE SERÁ REALIZADO JOGOS DA COPA E SEUS RESPECTIVOS HINOS.
7°S ANOS A E B = CONFECÇÃO DAS BANDEIRAS DE CADA ESTADO DESMEMBRANDO-OS NAS FORMAS GEOMÉTRICAS (EXPLICANDO GEOMETRICAMENTE CADA FORMA) E OS SIGNIFICADOS DAS CORES DE CADA BANDEIRA.
8°S ANOS A E B = CONFECÇÃO DOS SÍMBOLOS DA COPA E EXPLICAR SUAS ORIGENS

8ª SÉRIE A = LETRA DA MÚSICA "WE ARE ONE":  COM PITBULL, JENNIFER LOPEZ E CLÁUDIA LEITTE; E A LETRA DA MÚSICA - VIDA (OFFICIAL) COM  RICKY MARTIN

9°S ANOS A E B= CONFECÇÃO DE CADA BANDEIRA DOS PAÍSES ENVOLVIDOS NA COPA MUNDIAL COM SEUS RESPECTIVOS HINOS
PERÍODO DA MANHÃ: ENSINO MÉDIO:
1° ANO A: PAINEL  DOS ESTADOS PARANÁ ; DISTRITO FEDERAL E MINAS GERAIS
2° ANO A= PAINEL DOS ESTADOS MATO GROSSO; PERNAMBUCO E BAHIA.
3° ANO A= PAINEL DOS ESTADOS SÃO PAULO; AMAZONAS; RIO GRANDE DO SUL E  RIO DE JANEIRO
PERÍODO DA TARDE : ENSINO FUNDAMENTAL
9° ANO C = HINO NACIONAL BRASILEIRO EM CARTAZES COM LETRAS TÉCNICAS PINTADO EM VERDE -AMARELO
PERÍODO DA TARDE: ENSINO MÉDIO:
1° ANO B= BANDEIRA DO BRASIL    EM  E.V.A
2° ANO B= CONFECÇÃO DO TATUBOLA, BRAZUCA E TAÇA COM A TÉCNICA MOSAICO COM MATERIAL  E.V.A

3° ANO B= MAQUETE DO CAMPO DE FUTEBOL COM OS JOGADORES TITULARES E RESERVAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

GOLEIROS: JULIO CESAR (TORONTO), JEFFERSON (BOTAFOGO), VICTOR (ATLÉTICO MINEIRO)
WILLIAN (CHELSEA)
ATACANTES: HULK (ZENIT), NEYMAR (BARCELONA), FRED (FLUMINENSE), JÔ (ATLÉTICO MINEIRO), BERNARD (SHAKTAR DONETSK)
LATERAIS: DANIEL ALVES (BARCELONA), MAICON (ROMA), MARCELO (REAL MDRID), MAXWELL (PSG)
ZAGUEIROS: THIAGO SILVA (PSG), DAVID LUIZ (CHELSEA), DANTE (BAYERN DE   MUNIQUE), HENRIQUE (NAPOLI)
MEIO-CAMPO: LUIZ GUSTAVO (WOLFSBURG), HERNANES (INTER DE MILÃO), PAULINHO (TOTTENHAM), RAMIRES (CHELSEA), OSCAR (CHELSEA), FERNANDINHO (MANCHESTER CITY).

IV- RECURSOS TECNOLÓGICOS:                                                                                                                                                            INTERNET,  IMPRESSORA, CÂMERA FOTOGRÁFICA 

V- RECURSOS HUMANOS:                                                                                                                                                                PROFESSORES REGENTES
                                                                                                                                                                                             ARTE: HAYDN CRISTIANE CAMARGO                                                                                                    ESCOLA DA FAMÍLIA: MARIA JOSÉ MODA ALVES DOS SANTOS                                                            SALA DE LEITURA: TÂNIA M.B.GIROTO

 VI- AVALIAÇÃO                                                                                                                                                                                                          A AVALIAÇÃO SERÁ DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, OBSERVANDO O CONTEÚDO  PESQUISADO PELOS ALUNOS, SEU INTERESSE PELO TEMA PROPOSTO E A CONFECÇÃO DO MURAL.
 VII- DIVULGAÇÃO DO PROJETO:                                                                                                                                                                OS TRABALHOS SERÃO DIVULGADOS NO BLOG  DA ESCOLA NA INTERNET






Nenhum comentário:

Postar um comentário